A blefaroplastia é uma cirurgia estética realizada para corrigir problemas nas pálpebras, seja por motivos funcionais ou estéticos. Essa intervenção pode ser feita nas pálpebras superiores, inferiores ou em ambas. O principal objetivo é remover o excesso de pele, gordura (bolsas pálpebrais) e em alguns casos, reparar músculos frouxos, resultando em um olhar mais jovem e descansado.
A cirurgia é comumente realizada para:
A blefaroplastia pode ser realizada sob anestesia local ou local com sedação ( nesse caso o paciente dorme durante o procedimento) esta é realizada pelo anestesista em ambiente cirúrgico.
A escolha do tipo de anestesia depende do tipo de procedimento e da extensão da correção.
É necessário a realização de exames pré operatórios que são solicitados de acordo com cada paciente.
Fotos são tiradas previamente e também são realizadas marcações do local a ser incisado e da quantidade de pele a ser retirada.
A recuperação costuma ser relativamente rápida, em torno de 15 dias mas pode envolver inchaços,hematomas e desconforto temporário.
Normalmente o maior incômodo são nos dois primeiros dias.
A retirada dos pontos normalmente se faz entre 5 a 8 dias.
Medicamentos de uso oral são precritos no pós operatório além de medicamentos para uso local como colírios e pomadas oftálmicas.
Mas um dos cuidados mais importantes para uma boa e rápida recuperação são as compressas geladas que também são orientadas após o procedimento.
É importante que o paciente se consulte com um cirurgião plástico especializado, para garantir que a cirurgia seja indicada para suas necessidades, e que o profissional tenha experiência suficiente para alcançar resultados naturais e seguros.