Também conhecida como mamoplastia, redução de mamas, mastoplastia redutora.

Indicação:

Pessoas com mamas muito grandes, pesadas, desproporcionais ao corpo.

Hora certa de fazer:

É possível realizar essa cirurgia a partir dos 16 anos, quando a formação da mama já esta completa e desde que a paciente esteja segura em relação a cirurgia.

Tipo de Anestesia:

Geral.

A Cirurgia:

O médico faz a incisão (em forma de T,L ou I, conforme o formato da mama,e estrutura., retirando o excesso de glândula mamária ou gordura e eliminando o excesso de pele.

Precauções no pré-operatório:

É importante estar no peso ideal, porque a mama também tem boa quantidade de gordura. É recomendado fazer uma mamografia prévia, . Para essa, como para qualquer outra cirurgia não se deve tomar medicamentos a base de ácido acetilsalicílico, como por exemplo: (aspirina, doril, ASS), anti inflamatórios, assim como qualquer tipo de chás ,pois essas substâncias podem aumentar o sangramento.

Duração da Cirurgia:

Entre 2 a 5 horas.

Tempo de Internação:

Na maioria dos casos, 24 horas.

Retirada dos Pontos:

Após 7 a 10 dias.

Cuidados no pós-operatório:

É recomendado um pós-operatório tranquilo, para a cicatrização se realizar da melhor forma possível. Usar cremes indicados pelo seu médico podem contribuir para o pós-operatório. O uso do sutiã cirúrgico é imprescindível,. Nos primeiros 20 dias é importante evitar movimentos bruscos e esforços para não comprometer a cicatrização.

Volta às atividades:

Pode-se voltar as atividades após 15 dias, não realizando exercícios que exijam esforço nos braços.