Rinoplastia

 

A cirurgia plástica de Rinoplastia é um procedimento para remodelagem do nariz. Não apenas para diminuir, mas também para reestruturar suas formas. O procedimento é indicado para pacientes que se queixam da forma do nariz e/ou de problemas respiratórios causados por deformidades nasais.

Tamanho, ponta caída, nariz torto, abas avantajadas, entre outras perspectivas do próprio nariz estão entre as principais queixas de indivíduos que decidem optar pela cirurgia de rinoplastia estética.

Rinoplastia - Rio de Janeiro, RJ | Dra. Delane

A cirurgia tem o objetivo de remodelar o nariz e o deixa-lo mais harmônico com o rosto do paciente. Para a realização do procedimento são levados em consideração critérios como raça, sexo, anatomia natural e os desejos do paciente.

Todas essas caraterísticas devem ser analisadas anteriormente à cirurgia para que o resultado seja o mais próximo do previsto entre cirurgião e paciente.

Os procedimentos variam de paciente para paciente, pois tudo dependerá das queixas apresentadas e das características naturais do indivíduo.

Na reconstrução do terço médio nasal é feita a criação de linhas estéticas no dorso. Também pode haver a realização de enxertos na reconstrução e \ou aumento do dorso em alguns casos.

Mas a redução da giba nasal é uma das queixas mais frequentes de pacientes que buscam fazer a cirurgia de rinoplastia. A realização inadequada deste procedimento pode acarretar num resultado estético artificial além da possibilidade de danificar funções do órgão levando a obstrução nasal.

Cirurgicamente, existem procedimentos que seguem condutas médicas para a preservação da função da válvula nasal interna, independente das exigências do paciente, a função do nariz não pode ser atravessada por desejos estéticos.

 

Rinoplastia é para mim?

 

Existem alguns casos que, por mais que o cirurgião considere o nariz natural do indivíduo em perfeita harmonia estética, o paciente deseja o modificar. Assim, deverá ser discutido com o cirurgião plástico escolhido quais as melhores maneiras de fazer a intervenção considerando um resultado natural.

O sucesso de uma cirurgia de rinoplastia está na capacidade do cirurgião de conseguir associar as expectativas do paciente com um procedimento coerente que busque a harmonia do novo nariz com o restante das formas faciais.

Rinoplastia - Rio de Janeiro, RJ | Dra. Delane

Se um indivíduo apresenta uma estrutura larga no rosto como queixo grande, bochechas avantajadas e outras características que fujam do formato de nariz que o paciente busca, cabe a ambas as partes – paciente e cirurgião – discutirem profissionalmente o melhor resultado.

O melhor nariz é aquele que combina com você! Muitos pacientes chegam em clínicas de cirurgias plásticas com fotos de celebridades em busca de um nariz que, muitas vezes, está fora do ideal para o seu tipo de rosto.

Na hora de decidir fazer a rinoplastia, o paciente deve estar ciente de que cada caso é um caso e que nem sempre o nariz almejado terá os mesmos resultados em seu rosto. Fazer intervenções mais agressivas que fujam das estruturas faciais naturais do paciente, muito provavelmente, irá resultar em um nariz artificializado e fora de harmonia com a face.

 

Rinoplastia em menores de idade

 

A realização da rinoplastia, geralmente, ocorre em pessoas entre 18 e 32 anos e traz uma grande satisfação estética para quem a realiza, pois, o rosto é o nosso cartão de visitas e indivíduos que não estão satisfeitos com esta região do corpo tendem a sofrer com problemas de autoestima.

É muito comum adolescentes não estarem satisfeitos com sua aparência estética e procurarem clínicas para a realização de procedimentos definitivos como a rinoplastia. Dada a seriedade do tema é importante o envolvimento total dos pais caso o adolescente esteja decidido a realizar qualquer tipo de procedimento desta natureza.

O desenvolvimento crânio-maxilo-facial ocorre até os 15 anos de idade, porém a cirurgia só pode ser realizada em pessoas acima dos 18 anos, salvo casos com autorização legal dos responsáveis.

Como é feita a rinoplastia

 

Para a realização da cirurgia de nariz é dada a anestesia que pode ser local com sedação ou anestesia geral de acordo com as instruções do seu cirurgião. O procedimento pode ser feito de modo fechado – onde as incisões são feitas na parte interna do nariz – ou de modo aberto – em que a incisão é feita através da columela(parte da frente do nariz). Através das incisões é possível levantar os tecidos do nariz para realizar sua reestruturação.

Os procedimentos da rinoplastia mudam de acordo com o objetivo da cirurgia que pode ser aumentar ou diminuir o nariz. Podem ser usados enxertos de cartilagem na região.

A correção de desvio de septo também é um procedimento que pode ser feito na rinoplastia. A redução das saliências do interior do nariz auxilia na desobstrução e consequentemente melhoram a respiração do paciente.

Após a reestruturação do nariz é feito o fechamento das incisões que podem incluir novas incisões nos sulcos nasais com o objetivo de alterar o tamanho das narinas.

Após a cirurgia é colocado uma espécie de capa( aquaplast) na região, além de um tampão interno(que pode ou não ser colocado) e curativos para proteger a região durante os primeiros dias de pós-operatório.

 

Como é o pós-operatório da rinoplastia

 

Uma rinoplastia de sucesso não depende apenas do procedimento em si, os cuidados pós-operatórios pelo paciente é de extrema importância para que o resultado definitivo seja o esperado. Durante o período pós-operatório existem algumas indicações médicas que devem ser seguidas como cuidar dos curativos corretamente e tomar a medicação receitada pelo médico.

Podem haver alguns sintomas durante o período pós-operatório que são completamente naturais como um desconforto na região, mudança da coloração da pele da região ao redor do nariz, inchaços e congestão nasal.

Todos os sintomas são recuperados com o passar do tempo e com a posologia correta das medicações. Os resultados definitivos da rinoplastia são conferidos após seis meses da realização da cirurgia, podendo chegar a um ano para que seja verificado completamente.