Lipoaspiração é um procedimento cirúrgico com o objetivo de retirar a gordura localizada encontrada em determinadas regiões do corpo.

Ela também pode ser realizada em mais de uma região durante a mesma sessão e associada a outros procedimentos cirúrgicos, mais comum ser feita a lipoescultura, onde são realizados enxertos com a gordura aspirada em regiões específicos, geralmente, glúteos e coxas com o objetivo de remodelar o corpo da paciente.

lipoaspiração não é uma cirurgia que visa o emagrecimento, tão pouco é indicada mais pessoas que sofrem com obesidade.

Este procedimento é indicado para pessoas que apresentam massa corporal equivalente à sua estrutura física, ou seja, que estão dentro do IMC adequado e apenas desejam retirar as gorduras localizadas para refinamento corporal.

Por isso a lipoaspiração muitas vezes é associada com outros procedimentos como, além da lipoescultura, próteses de mama e até mesmo abdominoplastia. Mas não restritos a estes procedimentos, outros também podem ser realizados mediante aprovação do cirurgião responsável.

Lipoaspiração - Rio de Janeiro, RJ | Dra. Delane

Como é feita a lipoaspiração

Durante a cirurgia de lipoaspiração são inseridas espécies de seringas de sucção que irão fazer a retirada da gordura localizada nas regiões escolhidas. As incisões são feitas de modo que posteriormente não fiquem aparentes. Podem ser feitas nas dobras da pele ou até mesmo na região interna do umbigo. Mesmo que possuam um diâmetro de no máximo 8mm, as incisões costumam ficarem praticamente imperceptíveis após determinado período.

A sucção da gordura é feita de acordo com a técnica escolhida pelo cirurgião, mas há um limite de resíduo que pode ser retirado, segundo os órgãos mediadores de cirurgias plásticas no Brasil, não é permitida a retirada de mais de 7% de volume de gordura em relação ao peso corporal do paciente.

A lipoaspiração tem como objetivo retirar o excesso de gordura localizada e pode também corrigir aquele excesso de gordura sobre a região do estômago dependendo do tipo de tronco (conjunto tórax e abdome) do paciente é possível estabelecer um resultado bastante natural. Outro aspecto importante para o alcance deste efeito é a espessura do panículo adiposo (espessura da gordura) que reveste o corpo.

Algumas das técnicas utilizadas na cirurgia de lipoaspiração são:

– Seringa a vácuo

– Lipoaspirador (aparelho de sucção)

– Vibrolipoaspiração

– Aparelho ultra-sônico (emulsificação da gordura)

– Laserlipólise

Os métodos se diferenciam pela aparelhagem, tempo de cirurgia, qualidade do líquido removido e cada um possui suas próprias vantagens e desvantagens.

Segundo dados fornecidos pela SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) e o CFM (Conselho Federal de Medicina) existem 3 variáveis que definem o limite de aspiração de uma cirurgia de lipo que são:

01 – O volume aspirado que não deve ultrapassar os 7% do peso corporal.

02 – A composição do aspirado que varia de acordo com infiltração e a região aspirada

03 – A superfície corporal aspirada porque quanto maior a área maior será o dano, por isso não é recomendável aspirar mais de 40% da superfície corporal

Lipoaspiração - Rio de Janeiro, RJ | Dra. Delane

Que anestesia é utilizada?

Podem ser aplicadas neste caso anestesia geral, peri-dural ou local assistida, porém tudo dependerá do quadro clínico específico do paciente e as recomendações do cirurgião responsável pelo procedimento.

Quanto tempo dura a lipoaspiração?

Se mais de uma região for manipulada durante a cirurgia de lipoaspiração é possível que o procedimento tenha duração de 2 a 4 horas, com chance de extensão. Entretanto, o tempo de cirurgia não inclui o tempo de permanência do paciente no Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória que pode variar devido a fatores como o tipo de anestesia que foi aplicada. O paciente pode ficar internado no hospital, normalmente entre algumas horas, até 48h completas.

Precauções no pré-operatório

É importante realizar exames de rotina antes da cirurgia. Para essa como para qualquer outra cirurgia, não se deve tomar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico, anti-inflamatórios, assim como qualquer tipo de chás, pois essas substâncias podem aumentar o sangramento.

Pós-operatório da Lipoaspiração

Os curativos semi-compressivos com cintas especiais devem ser mantidos por um período de 30 a 45 dias, em média. Os pontos podem ser retirados a partir de 7 dias após a realização da cirurgia. A recomendação médica é que se evite esforços físicos por um período mínimo de 8 dias, incluindo o respeito ao tempo permanência sentado, segundo orientações de seu cirurgião. É recomendado um pós-operatório tranquilo, de no mínimo 1 semana, assim como evitar movimentos bruscos no primeiro mês. Devem ser realizadas drenagens linfáticas e o uso da malha cirúrgica é imprescindível por 30 dias. Pode-se voltar as atividades após 1 semana a 10 dias.

Recuperação da Lipoaspiração

Após a cirurgia de lipoaspiração ou lipoescultura é normal o paciente sentir desconforto, mas com a posologia correta das medicações no período pós-operatório é possível reduzi-los consideravelmente. São utilizados analgésicos e anti-inflamatórios neste processo.

Muitos pacientes também se questionam sobre possíveis cicatrizes decorrentes da cirurgia de lipoaspiração. As cicatrizes resultantes de uma lipoescultura ou lipoaspiração são mínimas, podem ser localizadas em diversas partes do corpo, porque dependem da técnica que foi utilizada pelo cirurgião no processo de aspiração das gorduras. O diâmetro destas incisões varia entre 5 a 8 milímetros e, geralmente, são planejadas para ficar pouco visíveis, pois um cirurgião experiência saberá lugares estratégicos para realiza-las durante o procedimento.

Resultados Definitivos

Durantes as primeiras semanas é comum que as áreas que foram manipuladas apresentem “inchaços”.

Também é possível ser observado alguns desníveis em relação a uniformidade da da região. Mas estes sintomas são completamente normais e após a total recuperação desaparecem, estima-se que o a partir do terceiro mês.

Com o passar do tempo, seguindo as orientações médicas, fazendo a posologia correta das medicações e realização das drenagens linfáticas e exercícios profissionalmente supervisionados, os resultados definitivos serão gradativamente observados.

Cirurgiões plásticos alertam que nunca se deve considerar como definitivo qualquer resultado de cirurgia plástica antes de 6 até 9 meses em pós-operatório.

Lipoaspiração - Rio de Janeiro, RJ | Dra. Delane

Gravidez após a lipoaspiração

Desde que haja controle do peso corporal durante a gestação, é possível preservar os resultados obtidos com a lipoaspiração.

Caso ocorra oscilações de peso muito agudas é normal que o corpo volte a acumular as gorduras nas regiões da barriga e culote, além de prover maior flacidez a pele da região devido a gestação.

É importante salientar que mesmo isento de gravidez, o corpo humano sofre alterações devido ao tempo, naturalmente, sem o controle do peso é possível que os efeitos da lipoaspiração sejam perdidos gradativamente, principalmente em regiões como abdome, cadeiras e coxas.

Geneticamente, a cada 5 ou 10 anos, a disposição da gordura no corpo muda de pessoa para pessoa. Logo, mesmo que seja mantido o peso corporal as regiões manipuladas com a lipoaspiração tendem a serem modificadas naturalmente pelo organismo.

Riscos da cirurgia de lipoaspiração

Se realizada dentro dos padrões estabelecidos pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e por um profissional qualificado, raramente a lipoaspiração traz sérias complicações ao paciente.

Segundo as normas da organização não é recomendada a aspiração de mais de 7% do peso corporal do paciente em gorduras. Quando feira em clínicas licenciadas, com profissionais sérios, a lipoaspiração tem a mesma porcentagem de riscos de qualquer outro procedimento cirúrgico.

A maior taxa de risco, nestes casos, encontra-se no pós-operatório, quando o paciente não segue as recomendações médicas, podendo causa lesões graves e até complicações mais sérias como infecções.

Lipoaspiração no Rio de Janeiro

A cirurgiã plástica especializada em procedimentos para o público feminino, realiza lipoaspiração no Rio de Janeiro. Sua clínica está localizada na região de Copacabana e possui todo o aparato para realização de outros procedimentos para a mulher.

Você pode entrar em contrato direto com sua clínica e esclarecer todas suas dúvidas através do (21) 3816-8020 ou (21) 2524-0791

Saiba Mais Sobre:

Lipoaspiração - Rio de Janeiro, RJ | Dra. Delane