Redução dos pequenos lábios, Ninfoplastia ou até mesmo plástica íntima dos lábios vaginais é a cirurgia plástica realizada para diminuir o tamanho dos pequenos lábios da região íntima feminina.

Também conhecida como Labioplastia, é procurada por mulheres descontentes esteticamente com o tamanho de seus pequenos lábios.

A projeção dos pequenos lábios é uma característica majoritariamente genética, não havendo causas específicas que a determine.

Porém em alguns casos pequenos lábios para fora causam desconforto na mulher durante o ato sexual, uma vez que podem se dobrar em sentido a região interna da vagina causando atritos e dores durante as relações sexuais. Em alguns casos podem, inclusive, ocasionar pequenas escoriações na região.

A grande reclamação das mulheres que procuram a cirurgia íntima está ligada a estética. A hipertrofia dos pequenos lábios causa constrangimento durante momentos de intimidade quando a região é exposta, causando consequentemente certos desconfortos emocionais na relação sexual que interferem no prazer da mulher.

Cirurgia para diminuir pequenos lábios

A ninfoplastia é um procedimento relativamente rápido e consiste na retirada do excesso de tecido encontrado nos pequenos lábios. Podem ser usados dois tipos de instrumentos cirúrgicos para a realização da cirurgia íntima: o bisturi convencional e o laser.

A diferença é que com a cirurgia realizada a base do laser, o sangramento é menor evitando que a região fique roxa no pós-operatório. Além de proporcionar uma cicatrização mais acelerada em relação a cirurgia feita com bisturi. Independente da escolha, os resultados são conferidos igualmente.

Para a ninfoplastia é utilizada a anestesia local com sedação para que a paciente durma durante o procedimento.

A quantidade de tecido a ser retirado ficará a critério do cirurgião plástico responsável que irá avaliar um tamanho que fique natural e que continue exercendo suas funções biológicas que é a proteção do canal vaginal.

O ideal é que se retire o excesso de tecido que fica aparente quando a mulher se encontra em posição natural. Ou seja, somente o que fica para fora dos grandes lábios deve ser eliminado.

A exposição demasiada no órgão ao ambiente ou até mesmo a tecidos, como as calcinhas, podem acarretar num aumento de incidência de infecções na região. Por isso, por mais que algumas mulheres desejem diminuir drasticamente o tamanho de seus lábios vaginais, não é possível reduzir demais suas proporções também por uma questão de saúde.

O procedimento é rápido, dura em torno de 1 ou 2 horas onde o cirurgião irá retirar o excesso de pequenos lábios e reestruturá-los de maneira que fiquem esteticamente naturais e funcionais.

O tempo de internação dura em média 6 horas após a realização do procedimento. Os pontos realizados para o fechamento da incisão são absorvíveis, por isso não há a necessidade da paciente retornar ao consultório para retirá-los posteriormente.

Hipertrofia de pequenos lábios – Ninfoplastia

Esta característica é considerada motivo de constrangimento por algumas mulheres e pode se apresentar de maneiras distintas. Como um excesso de tecido nos pequenos lábios, ocasionando uma aparência projetada para fora dos grandes lábios e consequentemente um transtorno durante a relação sexual.

Para este caso, recomendamos a labioplastia que é a retirada do excesso de tecido dos pequenos lábios, também conhecida como ninfoplastia.

Mas dentro dos procedimentos de cirurgia da região íntima também existem outros métodos que atendem as queixas do público feminino, como em relação ao volume dos grandes lábios, quando se encontram com uma estrutura maior do que se considera normal, para este caso é feita uma lipoaspiração no local para sua diminuição.

O procedimento de enxerto também pode realizado por mulheres que se queixam de hipertrofia, mas nos grandes lábios, pela falta de volume na região.

Ocasionada geralmente pelo envelhecimento ou perda de peso acentuada, o local apresenta um aspecto “murcho” e para corrigi-lo, cirurgiões aplicam enxertos utilizando a própria gordura da paciente retirada de outras regiões do corpo.

Outra queixa feminina que leva mulheres a realizar cirurgias íntimas é um acúmulo de gordura na região do púbis, chamado de Monte de Vênus.

Lipoaspiração do monte de Vênus

Este procedimento é realizado por mulheres que querem diminuir o volume da região do púbis, conhecida como Monte de Vênus.

Um tamanho desproporcional pode ser considerado constrangedor por algumas mulheres que, devido a este fato, passam a utilizar roupas mais folgadas com o objetivo de esconder a característica da região íntima.

Este fato é genético, não existe uma causa clínica que ocasione o excesso de volume na região, porém a cirurgia plástica do Monte de Vênus foi desenvolvida para devolver a autoestima e acabar com este transtorno estético.

A cirurgia é realizada seguindo os mesmos parâmetros da lipoaspiração comum, porém numa escala bem reduzida. As cânulas de lipoaspiração são inseridas por dentro dos grandes lábios para evitar cicatrizes aparentes e o excesso de gordura é drenado pelo aparelho, como ocorre na lipoaspiração comum.

Pós-operatório da cirurgia íntima

É importante fazer os exames de rotina. Para essa como para qualquer outra cirurgia não se deve tomar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico, como por exemplo: (aspirina, doril, ASS), anti-inflamatórios, assim como qualquer tipo de chás, pois essas substâncias podem aumentar o sangramento.

É recomendado manter uma rigorosa higiene na região e voltar ao cirurgião após 1 semana. Esforços físicos devem ser evitados e as relações sexuais serão permitidas apenas a partir do primeiro mês.

Algumas pacientes se questionam em relação a sensibilidade da região íntima após a cirurgia. O normal é que a ninfoplastia não afete regiões de prazer sexual da mulher, que externamente está concentrada no clitóris, porém há relatos de pacientes que sentiram uma melhora na sensibilidade após a realização da cirurgia, mas não se sabe se este fato está associado ao estado psicológico das mulheres que melhoraram a autoestima com a ninfoplastia.

Quanto custa uma cirurgia de labioplastia

Segundo as normas estabelecidas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica não é permitida a divulgação de valores referentes a cirurgias plásticas na internet.

Até mesmo porque, qualquer procedimento cirúrgico está sujeito a um conjunto de fatores que denotaram o valor final da cirurgia como a escolha do cirurgião, da clínica, equipe médica incluindo anestesista e procedimentos que serão realizados.

Agende uma consulta

Se você está buscando cirurgia de ninfoplastia no Rio de Janeiro conheça a clínica especializada em procedimentos cirúrgicos para o público feminino localizada no nobre bairro de Copacabana.

A Dra. Delane Cavalcante, que é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é focada em cirurgias plásticas femininas como a cirurgia de períneo.

Você pode entrar em contato diretamente com sua equipe para esclarecer todas dúvidas sobre cirurgia íntima de forma discreta e com profissionais preparados. Ligue e agende uma consulta através do telefone (21) 3816 8020 ou (21) 2524 0791