Você tem vergonha da sua barriga?

De ir a praia ou piscina? Chegou sua vez de solucionar esse problema

abdome em avental

Entenda o que é abdome em avental ou barriga em avental

Abdome em avental é um nome dado ao excesso de sobra de pele e gordura abaixo da cicatriz umbilical que com a gravidade tende a deslizar em direção das coxas. A parte de baixo da barriga fica mais caída fazendo uma dobra que parece com um avental.

Mais do que uma questão estética, o abdome em avental (também chamado de barriga de avental) pode prejudicar a pessoa do ponto de vista emocional, trazendo insegurança e desconforto, seja para se vestir, seja em função do mau odor que pode acometer alguns pacientes.

Por conta de alguns problemas como: assaduras e até mesmo restrição de movimentos, quando falamos da correção do abdome em avental estamos tratando de uma cirurgia plástica reparadora, e não apenas estética.

O que causa o Abdome em Avental?

A barriga em avental é causada, geralmente, pela flacidez decorrente de vários fatores que podem estar relacionados ao aumento e diminuição de peso (efeito sanfona). Pessoas obesas, mesmo as com sobrepeso que o alteram muito rapidamente, como pacientes pós bariátricos.

O envelhecimento do corpo, que naturalmente causa a perda de elasticidade da pele, e a gravidez, na maioria das vezes por conta da diástase (afastamento) dos músculos durante a gestação.

São motivos pelos quais o abdome em avental pode aparecer.

Como é feita a cirurgia plástica para corrigir a barriga de avental?

A cirurgia plástica mais indicada para a correção do abdome em avental é a abdominoplastia. Nesse caso, vale destacar, trata-se de uma cirurgia estética e reparadora. Neste procedimento trato a diástase dos retos abdominais, aproximo os músculos com fios no formato de um “espartilho“ ou um “cadarço de tênis“

Além disso, é feita a retirada do excesso de pele e gordura na região (dermolipectomia), geralmente do espaço entre o umbigo e o púbis.

A abdominoplastia com lipo é uma associação comum para tratar a barriga de avental, ajudando a melhorar o contorno corporal ao retirar a gordura localizada (abdome, costas e cintura).

A onfaloplastia que é a cirurgia do umbigo também é realizada e nesse caso faço uma técnica que deixa a cicatriz para dentro do umbigo que o deixa mais natural.

Em alguns casos específicos, a região pubiana também pode ser tratada. geralmente, o que precisa ser feito é a retirada do excesso de gordura na parte do chamado “monte de vênus” e feito um lifting local. O objetivo dessa intervenção é justamente dar mais harmonia ao conjunto entre região pubiana e abdome.

É possível melhorar o abdome flácido?

O abdome em avental é causada pela flacidez de pele que perdeu as fibras de sustentação, colágeno e a elastina.

Em casos com pouca flacidez , tratamentos estéticos como estimuladores de colágeno podem ser usados, porém dificilmente resolverão abdomes em avental.

Nesses casos, somente a abdominoplastia, cirurgia que retira o excesso de pele e gordura.

Como é o Pré-operatório da Abdominoplastia?

Todos os exames de rotina são solicitados, e exames de imagem como Ultrassonografia de abdome total e parede abdominal também são necessários.

A consulta é muito importante é o exame físico onde pode ser identificado além da diástase abdominal (afastamento dos músculos abdominais), como possíveis hérnias, que na maioria das vezes podem ser tratadas durante a cirurgia da abdominoplastia.

Como é o pós-operatório?

Os resultados finais da Abdominoplastia são em torno de 6 meses . Mas bem diferente se antes , não há mais necessidade de andar tão curvada e esse processo dura geralmente em torno de 15 dias e após esse período normalmente já consegue estar realizando suas atividades diárias e trabalhos burocráticos.

Após a cirurgia para tratar o abdome em avental, é fundamental que o paciente mantenha-se em repouso e faça uso da cinta modeladora, mantenho normalmente até o terceiro mês , mas direto retirando apenas para tomar banho, somente no primeiro mês durante os primeiros dias após o procedimento, é importante evitar esforços como subir e descer escadas, para evitar forçar a região.

Exercícios físicos e atividades que demandem esforço da região operada só podem ser retomados após três meses. Além disso, deve-se evitar a exposição ao sol por, pelo menos, 90 dias.

Para reduzir o inchaço e ajudar a eliminar os líquidos que se acumulam, também recomenda-se a drenagem linfática. De fato, ela é fator importante na qualidade dos resultados da cirurgia.

Antes e Depois

antes e depois
antes e depois
Eu e você juntas de mãos dadas para realização do seu sonho
Dra Delane
Dra Delane
Dra Delane
sociedade brasileira de cirurgia plastica
whatsapp Faça seu primeiro contato